Pessoal, como esse Blog tem o objetivo de comunicar aos amigos o andamento do tratamento do Robert para se curar do linfoma de Burkitt, faremos uma pequena narrativa do que aconteceu desde alguns dias antes da internação dele.
Ao longo do mes de março/2009, Robert sentiu algumas dores nas pernas (aparentemente normais para qualquer criança) e uma vez uma dor na bacia, bem perto do lombar. No início de abril, as dores passaram a ser na barriga, mas com baixissima intensidade.
Levamos ele a pediatra e foram solicitados exames de sangue e raios X (bacia e joelhos), que vieram com resultado de uma pequena anemia, que rapidamente iniciamos o tratamento.
As dores na barriga ficaram mais frequentes (2x ao dia) com baixa intensidade no dia 19/04. Ainda sem grandes alarmes.
Mas no dia 22/04 quando íamos para a Barra passear em algum Shopping as 19 hs, a mãe Jana reparou que nosso pequeno Robert brincando no chão, parava com frequencia para apertar a barriga. Era dor de volta, e era forte, pois ele sempre foi muito resistente a dor.
Resolvemos passar no Copa D'or para fazer uma verificação antes de irmos para o Shopping e ligamos para a pediatra (nossa querida Maria Helena Puccu) que acompanhou todos os exames iniciais. A partir daí ficamos internados.
Foram feitos vários exames, e na tomografia foi constatado uma invaginação intestinal.
As 2:30 hs chega um cirurgião que nunca tínhamos visto antes para fazer uma avaliação dos exames. Ele confirma o diagnóstico e tenta fazer um procedimento para desobstruir o intestino. Acompanhamos pelo ultra som as 3:30 hs, mas o procedimento não obteve sucesso.
A solução é fazer uma cirurgia logo pela manhã.
Já internados, aguardamos a chegada da equipe do Dr. Gilmar. Iniciada a cirurgia as 11:30 hs esta levou 3,5 horas e foi um sucesso.
Mas o rosto apreensivo do anestesista não nos deixou tranquilos.
Foi nesse momento que soubemos que havia sido encontrado um tumor no intestino, e que o mesmo foi retirado, levando 20 cm do orgão junto.
Pensamos: "mesmo assim, tudo resolvido, né?"... não, não é!!
Pela localização, coloração, formato e tamanho do tumor, a experiência da equipe diz que se tratava de um tumor do sistema linfático, o que veio a ser confirmado posteriormente.
Foi a terceira "porrada" que nós, pais do Robert levamos em menos de 24 hs. E essa foi de derrubar!!
Mas reagimos como o "boneco do posto", e levantamos para orar e tentar fazer com que as coisas do mal parassem por aí.
...
(vou contar essa parte depois)
...
Ontem, dia 19.05, tivemos várias boas notícias, começando pelo resultado do exame de sangue do Robert que apresentou todos os componentes normalizados.
O retorno da nossa querida amiga e médica Elaine, que com sua atenção, carinho e paciência nos atendeu até as 21:30 hs no Hospital, sempre com palavras otimistas e reais.
E a melhor notícia é que iremos para casa amanhã. Tudo bem que passaremos somente uma semana antes do próximo 'bloco" de QT (quimioterapia), mas é muito bom!!!... queria dar uma festa e chamar todos vcs...
terça-feira, 19 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Querida Janaina, nem sei o que dizer, pq tá doendo muito tb dentro de mim saber essa noticia. orei a Deus para que ele fizesse o milagre, não consigo enteder esta vida, domingo pensei em vcs, mas não liguei! fiquei distante, mas com noticias e o pensamento em vcs. Deus realmente está dando muita força para vcs, quero te ligar, abraçar vcs, mas não tenho coragem. um beijo
ResponderExcluirMárcia (mãe do Pedro)