quarta-feira, 27 de maio de 2009

"Olha pra mim"

São 23:30 hs do dia 27.05.2009.

Esses ultimos dois dias não foram dos melhores, e não tivemos as notícias que queríamos ouvir, mas nos fez amadurecer ainda mais para saber enfrentar essa doença, e também nos deu chances de nos prepararmos melhor para auxiliar o Robert no que ele precisar.
O Robert também amadureceu e está concentrando todas as suas energias no cerébro, já que não tem se exercitado. Sua cabeça atualmente corresponde a de uma criança de 4 ou 5 anos.
Vamos aos fatos...
Ontem o Robert amanheceu com um pouco de dor, que passou com a morfina.

Tomou um ótimo banho quando acordou e continuou pedindo comida e água de coco, mas está de dieta zero (permitido 1 agua de coco por dia).

O resultado do exame de sangue sobre o neutrofilos foi de melhora com referencia ao anterior, mas ainda alto. A Dra. Marcia (gastro) decidiu mante-lo em dieta zero, e será iniciada a dieta enteral por intermédio de sonda (que será passada pelo nariz).

As 14 hs estava marcado a punção lombar (retirada de liquido da medula óssea) e aplicação de remédio para atuar na medula contra o linfoma de Burkitt.
Foi feita novamente no próprio quarto, e eu acompanhei novamente.
Robert estava muito alegre e sorridente antes de ser iniciado o procedimento. Cantou e dançou para as médicas com o DVD do Patati e Patata. A Dra. Beatriz (anestesista) achou o máximo a performance do nosso pequeno Guerreiro.

Ao final do procedimento, levei o licor no laboratório juntamente com a vó Anna, enquanto a própria Dra. Elaine fazia a verificação de uma outra amostragem de medula no microscópio. Foi constatado que o número de células ruins aumentou na medula... notícia que não esperávamos!!... mais um obstáculo para superarmos com o nosso pequeno guerreiro.

Já a noite teve um pouco de dor nos joelhos, o que fez a morfina voltar a ser regular de 4 em 4 hs. A clinica da dor não esteve presente para investigação, mas estaremos aguardando por esses dias.

Hoje pela manhã Robert acordou cedo (6 hs) pois voltou a ter calafrios e febre. Chegou a 38,8 graus. Tomou novalgina e veio para o colo do pai, onde começou a suar e a melhorar rapidamente a temperatura. Por ter tido febre, foi tirado sangue do catéter e também periférico (mais um furo no pequeno).
Das 6:30 hs até as 10 hs ficamos ouvindo a seguinte frase initerrupdamente: "Quero ir para casa...não quero mais ficar aqui"... Robert não ouvia nada nem ninguém e só pronunciava essas palavras.

A Dra. Elaine passou também de manhã para ve-lo e examina-lo. Nos informou que decidiu inverter o bloco da QT novamente. Agora será feito o 2º bloco do protocolo, pois esse ataca menos o pancreas e não será usado o MTX.

A mãe Jana saiu para comprar um pianinho que havia prometido para o Robert, que ficou inicialmente brincando com o pai Beto, e posteriormente também com a vó Anna Maria.

Robert não tomou banho e dormiu um pouco a tarde. Teve um outro quadro febril no final da tarde, que também não perdurou muito tempo. Foi justamente quando a Dra. Marcia (gastro) o examinava. Não escapou da novalgina e da troca quase que instantanea de duas mudas de roupa.

Depois disso Robert ficou super bem, brincou muito com o dindo tio Rod, e tia Elisangela. Não chamou nem o pai nem a mãe que sairam para jantar no restaurante do proprio hospital.
As 21 hs foi colhido nova amostra de sangue do catéter e também periférico (braço esquerdo).
Logo após recebemos a visita do Padre Alvaro da Igreja da Ressureição (Arpoador), que veio benzer o quarto e fazer uma oração com os pais, parentes e amigos que estavam presentes. Foi muito bom, e o ambiente ficou mais leve e agradavel. Durante a oração, Robert ficou com a imagem de Santo Antonio na mão... foi muito bacana!!

Nos parece que teremos uma noite tranquila hoje... "feeling" de pai e mãe...
Para amanhã esta previsto a colocação da sonda pelo nariz para alimentação; a sonda ficará abaixo do estomago, diretamente no intestino, afim de fazer com que o pancreas descanse e se prepare para a QT que deverá começar na sexta-feira.

Estamos confiantes que tudo dará certo... e contamos com a oração de todos voces, amigos, parentes e pessoas sensibilizadas que estão "engrossando" a corrente de orações e pensamentos positivo para que o nosso pequeno Guerreiro consiga ultrapassar as barreiras que estão aparecendo sem um ferimento sequer, chegando no seu objetivo final que é viver essa vida com saude e alegria fazendo o bem para o próximo.

Fica aqui um trecho de uma música gospel que a mãe Jana adora e que muito a emociona. Ouvimos muito essa musica nesses dias, e ela nos traz muita força:
Eu me humilharei - Teu nome gritarei - Como criança eu serei - Mas olha pra mim
Tuas vestes tocarei - Na figueira subirei - Aos teus pés eu chorarei
Mas Olha Pra Mim (bis)
Olha pra mim Senhor (3x)
Pois eu preciso do teu olhar
Eu Farei o que for preciso, Para te ver - Pois não posso deixar que sigas, Sem me perceber
Não importa a multidão - Só eu sei do que eu preciso - E eu preciso -
Do teu olhar (bis)

16 comentários:

  1. Beto,
    Todos ficamos apreensivos pela falta de notícias, não resisti e acabei ligando no hospital, foi bom poder falar um pouco com a Jana e Fátima.
    Agora, me diz uma coisa, com a sonda ele vai ficar sedado? vai ser muito incomodo e difícil dele não colocar a mão.
    Nossa! é muita barra....o sentimento de impotência é mesmo muito grande.Se pudesse trocaria de lugar com ele, mas infelizmente não temos esse poder...
    Hoje,por mais uma 5ªf estaremos reunidos para mais um missa da misericordia divina. Repito que passo a passo, conseguiremos a vitória.
    bj no coração de todos! Força e Fé sempre!

    ResponderExcluir
  2. Robert, sou o Felipe, também tenho 3 aninhos e estudo na Criativa (5 de Julho). Eu e minha mãe rezamos todas as noites para o meu anjinho da guarda e agora também para o seu. Espero que isso tudo passe o mais rápido possível e que você possa voltar para casa, para a creche, para Búzios.......e, principalmente, que não sinta dor alguma.
    Força também para o papai e para a mamãe, enfim, para toda família e amigos.

    Grandessíssimo abraço do amigo Felipe - Jardim I A

    ResponderExcluir
  3. Sou Cely, recepcionista da Criativa Copa I e copa II. Voltei de férias e fiquei sabendo o que tinha acontecido. Estou querendo dar uma passadinha aí, não vou demorar, apenas para dar um abraço em vcs.
    Estou rezando muito, pedindo a Deus que dê forças pra todos vocês.

    Um abraço carinhoso!

    Cely

    ResponderExcluir
  4. Primos.... Essa fase ta sendo muito difícil mas tenho certeza que ela passará bem rápido e que tudo vai terminar em pura felicidade!Nosso pequeno guerreiro é MUITO FORTE!
    Beijos e abraços cheios de enrgias posiivas para vcs papais guerreiros! Vcs são maravilhosos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Robert,olha sou amiga da Myrian(amiga da familia)e sempre tenho noticias suas atraves dela,mesmo sem te conhecer vc ja me conquistou pelo seu sorriso que vejo nas fotos e pela sua força,sei que vc esta sendo esse guereiro maravilhoso,soube tb que vc é Flamenguista entao pedi para meu filho que joga no Flamengo conseguir de alguns jogadores um autografo (Adriano, Ibson, Andrade, Paulo Victor, Cuca, Jonatas e Airton)estamos mandando para vc atraves da Myrian,Esperamos que logo logo vc esteja jogando bola e la no Flamengo..Beijao Pequeno Principe.

    ResponderExcluir
  6. Jana,meu nome é Andrea e tenho uma grande admiração por vc e seu marido,nao conheço vcs mas como disse no recado anterior conheço Myrian que sempre comentou o que vinha acontecendo e qt mais pessoas energizando e rezendo para que vcs superem rapidamente essa pedrinha no caminho de vcs melhor,tenho um casal de filhos (ela 16 ele 15)eles tb estao nessa força meu filho logo que pedi a para tentar um autografo do Adriano ele perdeu a vergonha (rsrs) e pediu de mais alguns com a intenção de saber que Robert iria sorrir e gostar,se vcs autorizarem gostaria de colocar no meu orkut o end deste blog para que mais pessoas possam rezar, energizar e ajudar com doação de sangue,sei que pensa como impotentes nesse momentos,somos fisicamente por nao poder trocar de lugar com nossos filhos qd eles precisam mas saiba que o amor,deticação e cumplicidade de vcs dois com ele so fortalece os pais maravilhos que sao e ele Robert sabe disso,sabe que vc estarão sempre com ele ,essa é a melhor segurança que um filho pode ter.
    meu e.mail é andrea_tavares@live.com

    ResponderExcluir
  7. Robert: Jesus na frente para te guiar; atrás para te proteger; ao lado para amparar; dentro para te conservar e em cima para te iluminar. Amém.
    Janaína, essa oração é de muita importância para mim. Um beijo (Márcia, mãe do Gabriel e Mario)

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Nayra e fiquei sabendo da história do Robert por uma amiga e desde então incluí esse pequeno nas minhas orações pois tb sou mãe de um menino de 3 anos e imagino a dor de vcs!! Tenho muita fé em Santo Expedito e vcs podem ter certeza que esse milagre acontecerá!!! Esta música que eu escrevo, é como uma oração e espero que dê conforto e coragem para vcs e o pequeno Robert.

    "Padre Marcelo Rossi - Minha benção"

    JÁ NA ALVA LUZ DO DIA A RAIAR
    LÁ ESTAVA A CENA QUE ME IMPRESSIONOU
    UM ANJO PRESO A JACÓ
    QUE POR SUA BÊNÇÃO LUTOU
    JAMAIS DESISTIU

    NÃO LARGAVA O ANJO
    ELE MUITO INSISTIU
    NÃO SAIRIA DALI
    SEM SUA BÊNÇÃO NA MÃO
    DE TANTO ELE INSISTIR
    O ANJO LHE TOCOU
    E ABENÇOADO ELE FOI

    PRECISO DE UMA BÊNÇÃO
    NÃO VOU DESISTIR
    SEM ELA EU NÃO VOU SAIR DAQUI
    SÓ SAIO QUANDO O SENHOR ME TOCAR
    NÃO POSSO MAIS FICAR SEM TE SENTIR
    NADA VAI IMPEDIR
    A UNÇÃO dE DEUS SOBRE MIM

    ResponderExcluir
  9. Robert,
    Força, meu querido!!!
    Você é um bravo guerreiro e não desiste nunca!!!
    Papais e Avós, contem conosco para o que precisar!!!


    ORAÇÃO DA CRIANÇA

    Amigo!
    Ajuda-me agora, para que eu te auxilie depois.
    Não me relegues ao esquecimento, nem me condenes à ignorância ou à crueldade. Venho ao encontro de tua aspiração, do teu convívio, de tua obra...
    Em tua companhia estou na condição da argila nas mãos do oleiro. Hoje, sou sementeira, fragilidade, promessa...
    Amanhã, porém, serei tua
    própria realização. Corrige-me, com amor, quando a sombra do erro envolve-me o caminho, para que a confiança não me abandone.
    Protege-me contra o mal,
    Ensina-me a descobrir o bem,
    onde estiver. Não me afastes
    de Deus e ajuda-me a conservar o amor e o respeito que
    devo às pessoas, aos
    animais e às coisas que me
    cercam. Não me negues tua
    boa vontade, teu carinho e tua
    aparência.
    Tenho tanta necessidade do teu coração, quanto a plantinha tenra precisa da água para
    prosperar e viver.
    Dá-me tua bondade e dar-te-ei
    cooperação. De ti depende
    que eu seja pior ou melhor amanhã.
    EMMANUEL

    Tudo de bom...

    Família Rosental

    ResponderExcluir
  10. Não vejo a hora de chegar ai. Quero abençoar de pertinho meu priminho com toda minha FÉ em Jesus.
    Doar força e energias positivas nesse momento difícil. Que com toda certeza passará rápido.
    Beijinhos com muito carinho...
    Quel e Henrique.

    ResponderExcluir
  11. Robert, eu e minha irmã somos do IPA e estamos rezando por você desde que soubemos. Temos crteza que você vai ficar bom!! Fica com Deus e aguenta firme!
    Maria Clara e Olivia

    ResponderExcluir
  12. A missa hoje teve mais um nome da família incluido além do nome do Robert.O nome do vovô
    Zé, que faz aniversário hoje.
    Robert,que a luz divina te envolva.
    Durma com Deus.Um beijinho nesse rostinho lindo.

    ResponderExcluir
  13. Robert,
    a Quel tá indo pro Rio este fim de semana e tá levando para vc um presentinho bem maneiro para vc brincar!!

    Hoje foi aniversário do Vô Zé e fomos (eu, Dani, Tia Rose, tia Rosane , Tia Cássia, Luis , Mary e Vovô) na missa da misericória divina e oramos muito para vc.

    Fiquem com Deus, tenham uma noite tranquila e de mt renovação.

    Prima Re.

    ResponderExcluir
  14. DEUS ja esta olhando por voce menino guerreiro... Te amo mesmo sem te conhecer...Luz da vida.

    ResponderExcluir
  15. Robert,estamos te acompanhando todos os dias e rezando para a sua melhora,os nossos pensamentos estão diariamente em você sempre positivos e os pedidos de muito força para esse super papai e super mamãe que tem.Estamos aqui para qualquer coisa que precisem.Beijos dos amigos com amor Nathy,Kiko,Vivi e Gabi.

    ResponderExcluir
  16. MEU NOME E ADRIANA E TAMBEM TENHO UM FILHO DE 7 ANOS QUE NESTA ANO DE 2009 PASSOU PELO DIAGNOSTICO DE LINFOMA DE BURKITT. LEONARDO E O NOME DELE GUERREIRO COMO ELE SO ESTA CADA DIA LUTANDO E VENCENDO COM JESUS ESTA PROVAÇAO.

    ResponderExcluir